A Cidade

 

Infra-estrutura

Em Patos de Minas, desenvolvimento e qualidade de vida andam juntos.

A cidade é moderna, limpa, bem organizada, de topografia plana e clima agradável. A infra-estrutura é adequada para receber pessoas e investimentos.

Cerca de 99% das ruas da cidade são asfaltadas e possuem iluminação pública. Quase a totalidade dos habitantes (97%) são beneficiados com água tratada de excelente qualidade. O sistema de abastecimento de água da Copasa em Patos foi premiado por 2 vezes pela Associacao Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), recebendo o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento. Em 1999 e em 2002. O sistema de esgotamento sanitário atinge cerca de 98% da população.

Saúde e educação

Já a área da saúde é destaque no Estado de Minas Gerais e no Brasil, devido, entre outros fatores, aos programas desenvolvidos, aos postos de assistência localizados em áreas estratégicas e aos baixos níveis de mortalidade infantil registrados. Os hospitais particulares e públicos tem capacidade de 300 leitos.

A rede escolar possui boa infra-estrutura, entre escolas estaduais, municipais e particulares, do ensino infantil ao 2º grau e do profissionalizante ao universitário. Em 2000 a rede municipal atendia mais de 10 mil alunos e a evasão escolar era quase nula. Considerada pólo educacional, a cidade é sede da 28ª Superintendência Regional de Ensino que abrange 14 municípios.

UNIPAM

A primeira Faculdade do Centro Universitário de Patos de Minas foi criada em 1970. A escola começou com apenas cinco cursos: Ciências Biológicas, História, Letras, Matemática e Pedagogia, atendendo a pouco mais de 200 alunos, no turno noturno. Hoje, três décadas depois, o UNIPAM funciona nos três turnos, oferecendo 21 cursos de graduação, nas áreas de ciências humanas, ciências exatas, ciências biológicas, ciências da saúde, ciências agrárias e letras, além de vários cursos de pós-graduação e de extensão universitária. Seu corpo discente atual totaliza uma população que ultrapassa 4.500 alunos. Todo esse crescimento, iniciado em 1970, exigiu a criação de uma complexa estrutura física e administrativa, que hoje constitui o campus em que se acha instalado o UNIPAM.

Entre em contato:
Telefone: (34) 3823-0300
Endereço: Rua Major Gote, 808 - Patos de Minas
www.unipam.edu.br

FPM

A FPM, Faculdade Patos de Minas, localizada em um local privilegiado, oferece atualmente cinco cursos de graduação.

Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia.

Entre em contato:
Telefone:
(34) 3814-1105
Endereço: Rua Major Gote, 1408 - Patos de Minas
www.faculdadepatosdeminas.edu.br

NOTÍCIAS

Prefeitura irá comemorar os 125 anos da cidade com 125 metros de bolo

veja mais




Prefeitura realiza 40° Encontro Regional da Mulher do Campo

veja mais




Agenda de serviços Urbanos desta 3° feira

veja mais




Patos de Minas comemora seu aniversário de 125 anos

veja mais




Regiões da área rural de Patos de Minas recebem melhorias

veja mais




Prefeitura realiza cadastro dos Patenses Ausentes

veja mais




Previsão do Tempo

veja mais




Prefeitura certifica 36 agroindústrias patenses com o Selo de Inspeção Municipal

veja mais




Agenda de serviço desta 2° feira

veja mais




Fenamilho atrai milhares de pessoas nos primeiros dias de festa

veja mais