A Cidade

 

Desenvolvimento

Nas décadas de 80 e 90 o setor terciário registrou um crescimento de mais de 130% e, ainda hoje, figura-se como o setor de maior participação no PIB (Produto Interno Bruto), o que resulta em alto efeito multiplicador sobre os outros setores.

O material de divulgação produzido pela Prefeitura Municipal no ano 2000 registra a existência de 442 indústrias e 2108 estabelecimentos comerciais.
O município participa com 0,38% da arrecadação do ICMS no Estado de Minas Gerais. Somando o ICMS a outras receitas ocupa o 19º lugar na arrecadação geral. A implantação do Distrito Industrial com total estrutura e localização estratégica também influenciou no crescimento.

Incentivos e subvenções foram oferecidos às empresas fortalecendo as já existentes e atraindo novos empreendimentos nos segmentos da indústria, comércio e prestação de serviços. Está em fase de implantação um novo Distrito Industrial de Confecções, valorizando as fábricas existentes na própria comunidade. Vale dizer que a indústria de confecções registrou um crescimento significativo nos últimos anos.

Patos de Minas conta com uma Agência de Desenvolvimento, a Adesp, que é responsável por fomentar políticas que visam a inserção definitiva e sustentada do município no processo de desenvolvimento econômico e social. Criada em 1999, a Adesp reúne 22 parceiros, sendo dirigida por 15 integrantes. É uma entidade sem fins lucrativos, com sede e foro em Patos de Minas e com personalidade jurídica independente das de seus parceiros.

A criação da Adesp teve origem a partir de uma reunião na Câmara Municipal de Patos de Minas com representantes de diversos órgãos representativos da comunidade como entidades de classe, clubes de serviço, Sebrae e Prefeitura Municipal. O objetivo do encontro era discutir a questão do desemprego e buscar condições para geração de renda e empregabilidade. Foi aí que nasceu e ganhou corpo a idéia de se criar uma agência de desenvolvimento econômico municipal para fomentar e alavancar o desenvolvimento do município. As entidades parceiras da Adesp são: Prefeitura; Acipatos; CRDI; Sindivest; Sinduscon; Sebrae; CDL; BPW; Sindicato Rural; Setascad; Viação Pássaro Branco; Somotor; USP; Sindicomércio; Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Similares; Paulinho Tecidos; Câmara Municipal; Unipam; Senai; Senac; Paulinho Aviamentos e Associação de Bairros.

 

NOTÍCIAS

Curso de cooperativismo e economia solidária será oferecido à população

veja mais




Agenda de serviços e obras urbanas

veja mais




Trabalho de roçada é efetivado, sem interrupção, no município

veja mais




Comunidades rurais de Paraíso, Pântano e Buracão têm estradas reformadas

veja mais




Previsão de tempo

veja mais




Prefeito visita colônia de férias com crianças do Viva Cristavo

veja mais




Prefeito decreta luto oficial por morte de Ministro do STF

veja mais




Praça do distrito de Alagoas é revitalizada

veja mais




Secretaria de Cultura lança chamamento público para divulgação de eventos culturais na “Programação Cultural da Cidade”

veja mais




Estradas rurais são recuperadas

veja mais