A Cidade

 

Desenvolvimento

Nas décadas de 80 e 90 o setor terciário registrou um crescimento de mais de 130% e, ainda hoje, figura-se como o setor de maior participação no PIB (Produto Interno Bruto), o que resulta em alto efeito multiplicador sobre os outros setores.

O material de divulgação produzido pela Prefeitura Municipal no ano 2000 registra a existência de 442 indústrias e 2108 estabelecimentos comerciais.
O município participa com 0,38% da arrecadação do ICMS no Estado de Minas Gerais. Somando o ICMS a outras receitas ocupa o 19º lugar na arrecadação geral. A implantação do Distrito Industrial com total estrutura e localização estratégica também influenciou no crescimento.

Incentivos e subvenções foram oferecidos às empresas fortalecendo as já existentes e atraindo novos empreendimentos nos segmentos da indústria, comércio e prestação de serviços. Está em fase de implantação um novo Distrito Industrial de Confecções, valorizando as fábricas existentes na própria comunidade. Vale dizer que a indústria de confecções registrou um crescimento significativo nos últimos anos.

Patos de Minas conta com uma Agência de Desenvolvimento, a Adesp, que é responsável por fomentar políticas que visam a inserção definitiva e sustentada do município no processo de desenvolvimento econômico e social. Criada em 1999, a Adesp reúne 22 parceiros, sendo dirigida por 15 integrantes. É uma entidade sem fins lucrativos, com sede e foro em Patos de Minas e com personalidade jurídica independente das de seus parceiros.

A criação da Adesp teve origem a partir de uma reunião na Câmara Municipal de Patos de Minas com representantes de diversos órgãos representativos da comunidade como entidades de classe, clubes de serviço, Sebrae e Prefeitura Municipal. O objetivo do encontro era discutir a questão do desemprego e buscar condições para geração de renda e empregabilidade. Foi aí que nasceu e ganhou corpo a idéia de se criar uma agência de desenvolvimento econômico municipal para fomentar e alavancar o desenvolvimento do município. As entidades parceiras da Adesp são: Prefeitura; Acipatos; CRDI; Sindivest; Sinduscon; Sebrae; CDL; BPW; Sindicato Rural; Setascad; Viação Pássaro Branco; Somotor; USP; Sindicomércio; Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Similares; Paulinho Tecidos; Câmara Municipal; Unipam; Senai; Senac; Paulinho Aviamentos e Associação de Bairros.

 

NOTÍCIAS

Vigilância Sanitária interdita açougue

veja mais




Prefeitura realiza o vigésimo cronograma de contratação para área de educação

veja mais




Programa de Combate à Dengue realiza mais um mutirão

veja mais




Programa Municipal de Combate à Dengue realiza vedação de caixas de água

veja mais




Secretaria Municipal de Educação divulga 19º edital de contratação

veja mais




Mutirão de limpeza é realizado no bairro São José Operário

veja mais




Saiba onde as equipes da Diretoria de Obras Urbanas estão trabalhando hoje

veja mais




Programa Municipal de Combate à Dengue realiza limpeza em lote vago

veja mais




Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realiza reunião para definir novos cursos do Pronatec

veja mais




Cima doa veículo à Diretoria Municipal de Meio Ambiente

veja mais