A Cidade

 

Arte e Cultura

Várias são as formas de expressão da cultura e da a história locais como a poesia, o artesanato, as músicas populares e folclóricas, a dança erudita e popular e o teatro circense. Uma valiosa tradição viva expressa a memória e o construir histórico das últimas décadas do século XIX, com os grupos de Folias de Reis, Congado e Moçambique. As manifestações religiosas também se destacam, pela riqueza dos rituais, em especial, a Festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade, o tradicional Encontro de Folias de Reis e o Congresso Folclórico no mês de abril, no distrito de Santana de Patos.

Folia de Reis

O Festival de folia de reis acontece no mês de janeiro com aproximadamente 104 ternos que revivem o folclore, visando arrecadar fundos para a congregação São Vicente de Paulo.

Carnaval de Rua

O carnaval de rua da cidade, durante muito tempo, foi promovido pelo "Clubinho Carnavalesco do Povo". Em 1979 este grupo mereceu atenção de toda a comunidade de Patos e Região. Ultrapassando as fronteiras do município produziu o primeiro trio elétrico confeccionado artesanalmente em Minas Gerais.

Artesanato

No artesanato, encontramos trabalhos com traços de singeleza como as tecelagens rústicas, bordados em ponto-cruz, crochê e tricô.

A palha, o capim, o bambu e a madeira também servem como matéria prima transformada em verdadeiras obras de arte pelos artesãos locais.





Culinária


As quitandas mais tradicionais são derivadas do milho, do leite e de hortifrutigranjeiros. Vindas das comunidades rurais próximas podem ser encontradas nas feiras dos produtores realizadas aos sábados, pela manhã, ao lado da Rodoviária e ao lado da Igreja do Rosário. O Festival de Pratos Típicos realizado em maio, durante a Fenamilho, também dá uma boa mostra da culinária regional com pratos sortidos e saborosos oferecidos pela própria comunidade.

Música

Na música predominam os estilos sertanejo, chorinho e MPB. O Conservatório Municipal tem importante papel na formação de jovens e crianças e incentivo à produção musical.

As bandas Lyra Mariana Patense e do 15º BPM e os corais das igrejas também tem atuação marcante junto a comunidade. Na última década, várias bandas de rock e de música gospel configuraram-se na produção artística do município.

NOTÍCIAS

Moradores do bairro Jardim Paulistano recebem as chaves de suas residências no Jardim Esperança IV

veja mais




Espetáculo Música de Minas é realizado com sucesso e agrada o público

veja mais




Prefeito nomeia e empossa novos membros do Conselho Municipal da Pessoa Idosa

veja mais




Movimentação nos bares e restaurantes continua intensa durante o Festival “Só no Tira-Gosto”

veja mais




Prefeitura irá inaugurar novo CMEI ao lado da UPA Porte VIII

veja mais




Confira os serviços programados pela Prefeitura de Patos de Minas desta quinta-feira

veja mais




Prefeitura firma parceria com Rotary e Unipam para montagem de 18 consultórios odontológicos

veja mais




Saiba como será a previsão do tempo para esta 5ª feira

veja mais




Mudança no trânsito da Avenida Marabá é implementada pela Prefeitura

veja mais




Confira os serviços programados pela Prefeitura de Patos de Minas para esta quarta-feira

veja mais