A Cidade

 

Apresentação

Patos de Minas está situada na região intermediária às regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Considerada pólo econômico regional, lidera a microrregião do Alto Paranaíba que é composta por 10 municípios. A população do município é de 123.811 habitantes (IBGE - censo 2000). A cidade ganhou projeção nacional através da Festa Nacional do Milho realizada no mês de maio, movimentando vários setores da economia.

Patos de Minas ocupa uma posição privilegiada no ranking das cidades mineiras, figurando entre as 19 maiores cidades do Estado de Minas Gerais em arrecadação geral de tributos do Estado. Um levantamento feito pelo IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) e publicado pela revista Veja em 2001 apontou Patos como o 5º município com maior desenvolvimento sócio-econômico, entre 1970 e 1996. Foram pesquisados 5 mil municípios brasileiros, de 50 a 500 mil habitantes.

Vários fatores contribuem para o sucesso econômico e social do município, entre eles a localização estratégica, que liga a cidade a grandes centros comerciais como São Paulo, Uberlândia e Belo Horizonte, facilitando o intercâmbio comercial, o desenvolvimento ordenado e a qualidade de vida da população.

O cuidado com as praças, jardins e espaços públicos em geral é uma particularidade, demonstrada através de sucessivas administrações comprometidas com o interesse público. A arborização enche a cidade de verde, de vida e de cheiro agradável, além de amenizar as elevadas temperaturas do verão tropical.

Um dos aspectos que chamam atenção é a hospitalidade do povo patense, gente acolhedora sempre disposta a ajudar e atender bem a quem chega.
A exigência, o comprometimento com o crescimento e a vida social efervescente são algumas características marcantes das pessoas deste lugar.
Patos conta com mais de 10 clubes que oferecem diversas opções sociais, esportivas e de lazer e conta com eficientes serviços de infra-estrutura urbana.

 



Clique aqui e confira mais fotos de Patos de Minas

 

NOTÍCIAS

A inclusão ou atualização no Cadastro Único é obrigatória até 31 de março

veja mais




Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira

veja mais




Serviços de limpeza urbana são realizados em 10 pontos da cidade

veja mais




Segunda Pré-conferência Municipal de Saúde será realizada nesta quarta-feira

veja mais




Índice de reajuste salarial dos servidores é aprovado em assembleia, projeto de Lei será enviado para a Câmara Municipal

veja mais




Programa Minha Escritura: Prefeitura entrega 43 escrituras para moradores do bairro Jardim Esperança

veja mais




Ceasa Regional divulga cotação de preços de alimentos

veja mais




Confira a previsão de tempo para esta quarta-feira

veja mais




Secretaria de Educação contrata novos professores e estagiários

veja mais




Inscrições para oficina de canto popular do Conservatório Municipal já estão abertas

veja mais